Atividade física é importante fator para diminuição do risco de AVC; indicam estudos

2722 visualizações

comentários

Atividade física é importante fator para diminuição do risco de AVC; indicam estudos

"Intervenção do exercício físico pode ser realizada na fase aguda, subaguda e crônica do AVC e inclui atividades aeróbias, exercícios de força, alterações dos hábitos de vida ou outras estratégias"

O acidente vascular cerebral (AVC), ou acidente vascular encefálico (AVE), é caracterizado pela interrupção da irrigação sanguínea das estruturas do encéfalo. Ou seja, ocorre quando o sangue que sustenta o cérebro com oxigênio e glicose deixa de atingir a região, ocasionando a perda da funcionalidade dos neurônios.

É uma doença de início súbito, que pode ocorrer por dois motivos: isquemia ou hemorragia.

O primeiro tipo, e o mais comum deles, é devido à falta de irrigação sanguínea num determinado território cerebral, causando morte de tecido cerebral - é o AVC isquêmico. O AVC hemorrágico é menos comum, mas não menos grave, e ocorre pela ruptura de um vaso sangüíneo intracraniano, afetando determinada função cerebral. 

Existem muitas evidencias mostrando que o exercício físico regular reduz o risco de doenças cardiovasculares. Entretanto, o efeito protetor do exercício físico no acidente vascular cerebral (AVC) é menos claro e os resultados são inconsistentes. Vários estudos têm encontrado uma relação inversa entre atividade física e risco de AVC (Wannamethee e Shaper, 1992; Hu e col., 2000). 

Análise de 23 estudos

Em 1999, Wannamethee e Shaper publicaram uma revisão de vários estudos verificando a relação entre atividade física e AVC. Observaram que o exercício físico estava associado com uma redução do risco de AVC e que a atividade física moderada pode permitir uma redução significante desse risco. Confirmando esses resultados, uma análise de 23 estudos indicou que um nível elevado de atividade física estava associado a uma redução do risco de AVC hemorrágico e isquêmico (Lee e col., 2003).

Efeito protetor da atividade física: benefícios 

O efeito protetor da atividade física pode parcialmente mediar esses efeitos através de outros fatores de risco do AVC. A atividade física tem um efeito favorável na redução da pressão arterial, perfil lipídico, sensibilidade à insulina, peso corporal, coagulação sanguínea e fibrinólise (Hu e col., 2002). A intervenção do exercício físico pode ser realizada na fase aguda, subaguda e crônica do AVC e inclui atividades aeróbias, exercícios de força, alterações dos hábitos de vida ou outras estratégias.

Um outro aspecto importante do emprego da atividade física após o AVC é a melhora da qualidade de vida desses pacientes. O efeito do exercício na qualidade de vida é muito menos claro que seu efeito no treinamento físico. A avaliação dos benefícios de um programa de exercícios físicos para pessoas que tiveram AVC com tempo superior a seis meses mostrou que, além dos significantes benefícios nas limitações funcionais como resistência, equilíbrio e mobilidade, foi observada também uma melhora na qualidade de vida nos meses iniciais da reabilitação (Duncan e col., 2003). 

Em conclusão, os resultados dos diferentes estudos evidenciam que a atividade física é um importante fator para diminuição do risco do AVC. O efeito protetor da atividade física na incidência do AVC precisa de maior destaque na prevenção desse importante problema de saúde pública.

Palavras-Chaves: Atividade física, AVC hemorrágico, AVC Isquemico, Saúde, Fatores de Risco.

Quem leu Atividade física é importante fator para diminuição do risco de AVC; indicam estudos, também leu:

25/11/2013

2959 visualizações

comentários

---Classificação Geral da Prova--- =============================================================...// Ver mais

25/11/2013

2818 visualizações

comentários

---Classificação Geral da Prova--- =============================================================...// Ver mais

10/10/2013

2786 visualizações

comentários

Você quer investir na malhação para turbinar o shape ou o desempenho sem problemas? Basta fugir das furadas qu...// Ver mais

Parceiros
Agência Faro
...
http://www.agenciafaro.com.br
Jornal O Correio
...
www.ocorreio.com.br
Retifica Fogliatto
...
www.retificadorafogliatto.com.br
BC Dentária
...
www.bcdentaria.com.br
Fale Conosco

Rua Ramiro Barcelos 2231 - Cachoeira do Sul/RS

contato@academiastudio.com.br

Academia Studio

(51) 3722-5823

Copyright 2013 © Studio – Clínica de Condicionamento Físico