Exercícios físicos reduzem a inflamação na artrose ?

2363 visualizações

comentários

Exercícios físicos reduzem a inflamação na artrose ?

Os benefícios do exercício são claros na redução do risco de doenças cardiovasculares. Indicadores de inflamação como a PCR (proteína C reativa), que quando elevadas indicam maior risco de infarto, são reduzidos com exercícios regulares.

Os benefícios do exercício são claros na redução do risco de doenças cardiovasculares. Indicadores de inflamação como a PCR (proteína C reativa), que quando elevadas indicam maior risco de infarto, são reduzidos com exercícios regulares. Os efeitos do exercício na atividade inflamatória da artrose não são bem entendidos, apesar de exercícios serem indicados por muito tempo para pacientes com artrose em estágios iniciais.

        Exercícios físicos regulares reduzem os marcadores inflamatórios no organismo tanto em adultos jovens quanto em idosos. Além disso, pacientes sedentários apresentam níveis mais elevados de inflamação. Para que se tenha o máximo efeito antiinflamatório, atividades aeróbicas e de resistência são fundamentais. Como os exercícios causam uma redução sistêmica na inflamação, supõe que a inflamação dentro da articulação também diminua. Apesar de isto provavelmente ser verdadeiro, não existe comprovação científica.

         Então, quais seriam as outras explicações para a melhora nos sintomas de artrose em pacientes que realizam atividades físicas? Além da suposta redução na atividade inflamatória da articulação com artrose, exercícios regulares adequados também reduzem o estresse mecânico ao fortalecer a musculatura e estimular a produção do líquido sinovial, o qual age como uma “almofada” e nutre a cartilagem articular. Também, a sensibilidade a estímulos dolorosos diminui durante e após atividades físicas. Este efeito analgésico do exercício é causado pela ativação de diferentes sistemas analgésicos do organismo, especialmente o opióide. Estudos demonstram que atividades físicas aeróbicas diminuem o uso de medicações analgésicas e antiinflamatórias na maioria dos pacientes com artrose de quadril e joelho. Entretanto, a probabilidade de boa resposta ao exercício é menor quando a artrose é avançada.

          Deve-se levar em conta que os movimentos exigidos por alguns exercícios são eventualmente prejudiciais para a articulação em pessoas com anatomia alterada ou doenças articulares. Além disso, atividades físicas em excesso podem aumentar a atividade inflamatória e a dor. Assim, atividade física adequada e sem excessos é fundamental para o máximo efeito antiinflamatório e analgésico.


        Concluindo, existem muitos mecanismos que explicam o benefício dos exercícios na artrose e o efeito antiinflamatório é provavelmente um deles. 

Palavras-Chaves: Exercício físico, Artrose, Atividade Física.

Quem leu Exercícios físicos reduzem a inflamação na artrose ?, também leu:

25/11/2013

2962 visualizações

comentários

---Classificação Geral da Prova--- =============================================================...// Ver mais

25/11/2013

2823 visualizações

comentários

---Classificação Geral da Prova--- =============================================================...// Ver mais

10/10/2013

2789 visualizações

comentários

Você quer investir na malhação para turbinar o shape ou o desempenho sem problemas? Basta fugir das furadas qu...// Ver mais

Parceiros
Jornal O Correio
...
www.ocorreio.com.br
Agência Faro
...
http://www.agenciafaro.com.br
Imóveis Belinaso & Slomp
...
http://www.imoveisbelinasoeslomp.com.br/
Retifica Fogliatto
...
www.retificadorafogliatto.com.br
Fale Conosco

Rua Ramiro Barcelos 2231 - Cachoeira do Sul/RS

contato@academiastudio.com.br

Academia Studio

(51) 3722-5823

Copyright 2013 © Studio – Clínica de Condicionamento Físico